O exemplo da curva de gomos ainda perpetua aqui no Blog. Hoje o meu objetivo é demonstrar como obter o máximo de aproveitamento de uma lista de cortes já configurada e como gerenciar as propriedades que deverão serem preenchidas manualmente em cada corpo. Em primeiro lugar, vou comentar aqui o que será feito:
- Com os corpos já transformados em itens na lista de corte, definiremos os campos a serem impressos na lista de corte
- Planifica-se cada um dos itens e cria-se um esboço com um retângulo sobre o mesmo representando o blank da peça. Neste esboço deveremos inserir dimensões de referência para que as mesmas sejam capturadas como propriedades.
- Com os esboços gerados, procura-se os itens na lista de corte e capturamos as dimensões na propriedade que representa o dimensional da peça.
- Ao visualizarmos o arquivo de desenho, poderemos constatar que os campos estarão atualizados.
- Deveria existir no SolidWorks a possibilidade de capturarmos as dimensões da chapa sem a criação do esboço. Deveria ser algo parecido com a obtenção de dados de volume, peso ou material aplicados na peça.
- Toda vez que modificarmos as medidas dos gomos, a planificação de cada um dos gomos deverá ser atualizada. Mesmo sendo um problema, considero melhor usar este método que não ter nada.
Caso desejarmos visualizar uma determinada propriedade e ver quais os valores para elas nos corpos da peça poderemos contar com a exibição da segunda guia desta janela. Observar que caso um corpo esteja sem a propriedade preenchida poderemos verificar este problema rapidamente e definir um valor rapidamente.
A última guia desta janela está reservada para a lista de cortes. Com um template de lista de cortes definido no arquivo de desenho poderemos verificar previamente como os dados dos corpos do nosso arquivo de peça serão impressos.
Isso tudo auxilia quem optar por trabalhar com corpos sólidos no SolidWorks 2010. Caso o gerenciamento das informações permanecesse igual ao que tínhamos no SolidWorks 2009 a coisa se complicaria para todo mundo. Ainda existe a possibilidade de criarmos uma interface de preenchimento de dados via “Gerador de guia de propriedades”. Não testei o mesmo para corpos de Chapas mas creio que deva funcionar como atualmente conhecemos nos arquivos de peças.
Aqui abaixo uma imagem da guia de propriedades no SolidWorks 2010. O item aparecerá editável na guia de propriedades quando selecionarmos o mesmo na lista de corte.
Vou parar de me enrolar e publicar aqui abaixo o vídeo com o descritivo dos procedimentos.
Facebook
Twitter
RSS
Sem comentários:
Enviar um comentário