Para quem trabalha com plantas industriais, skids e outros equipamentos que demandam tubulação criada com SolidWorks Routing, pode ser necessária a criação de esquemas isométricos de tubulação. O SolidWorks não gera isso sozinho, infelizmente mas estou aqui para demonstrar uma ferramenta que é a solução para esse tipo de situação.
Desejo lhes apresentar o iso.Works, desenvolvido pela Unitec, empresa alemã que possui parceiria de desenvolvimento de suplementos com a SolidWorks. Como eu mencionei em posts anteriores, a SolidWorks não tem como abraçar todas as áreas de desenvolvimento de produtos, assim como a Siemens e a Autodesk. Para isso existem os parceiros.
O iso.Works trabalha totalmente integrado com o SolidWorks Routing ou um outro partner semelhante para tubulação, o Smap 3d Piping.
Basicamente, vamos pensar em uma situação, como gerar o isométrico da tubulação abaixo?
Para gerar tal tipo de documento, basta iniciar o IsoWorks, definir um local de armazenamento dos arquivos, tipo de arquivo de saída (DWG ou Drawing) e os padrões de isométricos utilizados.
O mais engraçado é verificar posteriormente os resultados do documento gerado.
O Isométrico de tubulação não é uma representação real da tubulação que está sendo detalhada mas uma representação esquemática que indica alguns itens como:
- Quantidades de equipamentos
- Flanges
- Conexões
- Comprimentos dos tubos
Com o SolidWorks e o iso.Works, poderemos configurar a representação de diversos itens
- Template de folha
- Listas de materiais
- Textos de representação de montagem
- Cores do desenho
- Layers do arquivo de saída
Facebook
Twitter
RSS
Sem comentários:
Enviar um comentário