FBI fecha Megaupload e gera retaliação de «hackers»

21/01/2012

Mega Upload Mega Song
Artistas como Kanye West, Alicia Keys, ou Will.i.Am participaram em anúncio de apoio ao Megaupload que causou polémica com a editora Universal. O site de partilha de ficheiros foi agora fechado pelo FB.

Sites do grupo Universal, Warner e do Departamento de Justiça Americana fechados

O site de partilha de ficheiros Megaupload.com foi fechado por ir contra as leis da pirataria pelo FBI e o fundador do site, Kim Shmitx, mais conhecido por Kim Dotcom, foi detido na Nova Zelândia. Em retaliação, o grupo de piratas informáticos «Anonymus», fechou vários sites no país.

O Megaupload foi fechado esta quinta-feira nos Estados Unidos e a justiça norte-americana apreendeu 50 milhões de dólares das contas da sociedade, que tem sede em Hong Kong, processando sete dos responsáveis do site. Em comunicado, o FBI e o Ministério da Justiça norte-americano consideram que o Megaupload estava «entre um dos maiores negócios de violação de direitos de autor alguma vez realizado nos EUA».

Ira Rothken, advogado do Megaupload, disse em entrevista que só soube das ações através de um comunicado de imprensa lançado esta manhã: «A nossa impressão inicial é que estas alegações não têm razão de ser e o MegaUpload vai contestá-las vigorosamente. Temos preocupações profundas sobre o processo e bens que estão a ser retirados sem a oportunidade de uma audição».

Segundo a acusação, os operadores do MegaUpload ganharam mais de 175 milhões de dólares (135 milhões de euros) em lucros ilegais e causaram um dano estimado de 500 milhões de dólares em direitos de autor (cerca de 388 milhões de euros).
Sete dos responsáveis pelo site foram detidos na Nova Zelândia e três deles estão ainda em liberdade. Cada um deles enfrenta um máximo de 55 anos de cadeia. Não listado na acusação está o rapper e produtor Swizz Beatz, marido de Alicia Keys e que é CEO do MegaUpload.

Precisamente Alicia Keys foi uma das artistas que recentemente participaram num anúncio de apoio ao «MegaUpload», juntamente com Kanye West ou Will.i.Am e que causou polémica, não sendo autorizado pela editora Universal.

Vê aqui o anúncio ao Megaupload feito pelos artistas

Em retaliação, o grupo de «hackers» Anonymous fechou os sites do Departamento de Justiça dos EUA, dos Grupos Universal e Warner Music, da Associação de Estúdios de Gravação dos EUA e o seu equivalente no cinema e a página do orgão federal dos direitos de autor.

Posts Relacionados

Sem comentários:

Enviar um comentário